Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão / Business Intelligence (2ªEd-ISCTE-07/08)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A problemática

Permitam-me exteriorizar alguns pensamentos sobre esta problemática da "Decisão", agora que já consegui dedicar algum tempo a (tentar) arrumar ideias...

O que é a "decisão"? Será apenas a exclusão de alternativas até que reste apenas uma? E se não for possível optar por apenas uma das alternativas? Será que terei de alterar ou acrescentar critérios de selecção? Pode não ser um bom sinal, pode significar que não defini correctamente os meus objectivos.
Porque tenho de decidir? Posso optar por "não" decidir! Mas aqui já estou a efectuar um processo de decisão... Resolvi um problema ao decidir "não decidir", mas não resolvi "o problema".
O processo de decisão implica necessariamente a existência de pelo menos um problema ou uma questão a resolver. Para que seja necessária a “decisão”, terá de haver mais de uma alternativa, que me permita atingir o(s) objectivo(s) alvo da decisão.

Então,

Decido quando opto entre as várias alternativas possíveis, tendo em conta os objectivos definidos e seguindo um processo racional:

a) verifico a realidade
- estado inicial
- as is
- input

b) defino a sequência de passos
- caminho
- hipóteses
- orientado pelos meus valores
- limitado pelos meus princípios

c) atinjo o objectivo
- estado final
- desejado
- as ought to be
- output

Tentarei posteriormente colocar em discussão, um hipotético processo de decisão.

Paulo Batista

Sem comentários: