Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão / Business Intelligence (2ªEd-ISCTE-07/08)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

TPC - Q5

Definições

Conhecimento explícito: É um conhecimento consciente que resulta da aprendizagem teórica ou prática. Numa organização, este conhecimento pode ser armazenado e reutilizado.

Conhecimento implícito: É um conhecimento inconsciente, tomado como certo. Vem da experiência, da vivência e não o conseguimos justificar.

Business Intelligence: Aplicação de um conjunto de técnicas e tecnologias à informação relativa ao negócio, existente numa Organização, transformando-a em ferramentas auxiliares à tomada de decisões.

Componentes da Modelação Dimensional (Facto, Métrica, Dimensão e Hierarquia)

Facto: Todo e qualquer acontecimento da Organização, que seja mensurável. São as variáveis indicadoras da existência do "negócio".

Métrica: É a forma como podemos qualificar ou quantificar um facto. Serve para medir um facto na perspectiva de análise pretendida.

Dimensão: É o agrupamento de um facto numa determinada perspectiva de análise. Permite analisar um facto num determinado domínio.

Hierarquia: É o desmembramento de um conjunto de elementos, agrupando-os por equivalência de características e estabelecendo entre os grupos, níveis de importância e ligação.
Paulo Batista

2 comentários:

Zézinha_Trig disse...

O que andas a ler?

Rui Cunha disse...

Olá Paulo!
Concordo com o teu comentário do conhecimento implicito...é um problema para as empresas nao achas? é que experiência e a vivência pessoais não se colocam num word...


abraço